quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SUS abre cadastro para voluntários atuarem na Força Nacional.









Ministério da Saúde poderá convocar interessados que desejem fazer parte da Força Nacional do SUS, cujo objetivo é atender as situações de emergência desastres naturais e calamidades públicas.

Encontra-se aberto cadastro para voluntários que queiram se inscrever na Força Nacional do SUS. Os profissionais que se interessarem deverão preencher a ficha eletrônica de inscrição (clique aqui), disponível no portal da saúde, do Ministério da Saúde (MS). 

Com base no cadastro dos voluntários será organizado um banco de dados pelo  MS, que poderá acionar os profissionais, conforme cada situação de emergência. 

Podem se cadastrar profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) - médicos Intervencionistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores de veículos de urgência; profissionais de saúde dos hospitais universitários, dos institutos nacionais e da rede assistencial hospitalar federal, estadual e municipal.

O Pleno do Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução 443/2011, aprovou a criação da Força Nacional de Saúde do SUS (FN-SUS), cuja matriz foi de  aglutinar esforços para garantir a integralidade da assistência em situações de risco ou emergenciais a que esteja exposta à população brasileira, e, especialmente, os povos indígenas e grupos populacionais localizados em território de difícil acesso, devendo conduzir suas atividades segundo os princípios de equidade, integralidade e universalidade.

A FN-SUS deverá prover resposta rápida e eficiente em situações de calamidade e urgências específicas em todas as unidades federativas do território nacional e, extraordinariamente em outros países, quando sua participação integrar ajuda humanitária que seja oficialmente solicitada à Presidência da República.

O MS através da Portaria 2.952, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011, publicada no Diário Oficial da União, elenca as situações em que o ministério poderá declarar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin).

Os candidatos que vierem a se integrar a FN-SUS, passarão por atividades de capacitação e processo de educação permanente obedecendo aos critérios definidos ministério.

Leonardo de Souza Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...