segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CNPq CRIA FERRAMENTA PARA ORIENTAR PESQUISADORES


Com o intuito de melhor orientar os pesquisadores sobre os procedimentos para importação de equipamentos, material de consumo, matérias-primas, peças de reposição e produtos utilizados para pesquisas. Foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o sistema Tutorial de Importação Pesquisa (TIP-CNPq), ferramenta online que traz informações sobre todas as etapas do processo.



O sistema foi lançado em julho, cujo objetivo foi o de diminuir a burocracia dos processos de importação, que movimenta anualmente cerca de US$ 650 milhões, com isenção fiscal. Que passou a vigorar com a vigência da Lei 8.010/1990, contudo os pesquisadores brasileiros reclamam das dificuldades de cumprir todas as exigências previstas em lei. 

Um dos grandes entraves para o processo de compras de insumo e equipamentos é o desconhecimento pelos pesquisadores sobre documentos e procedimentos necessários. Neste sentido explica o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, “o tutorial traz as instruções completas”. Detalhando assim as regras de importação, um glossário e respostas às dúvidas mais freqüentes. Ainda segundo Oliva, “o procedimento é complexo, mas não é difícil”, e que “para cada importação é preciso certificar que a instituição e o pesquisador são credenciados, e que a atividade é necessariamente de pesquisa”.

Através do sistema é possível o pesquisador fazer uma simulação completa de todo processo, com a definição do fornecedor e da mercadoria. Encontra-se inda disponibilizado no TIP-CNPq, informações sobre documentos necessários para obter o Proforma, como registrar o licenciamento, a anuência de importações. 

Para maiores informações acesse o sistema no endereço: http://tip.cnpq.br.

Leonardo de Souza Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...