quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Monitoramento de e-Mail pessoal


Tem se tornado mais comum nos dias atuais a contratação de especialistas em segurança de rede para trabalharem em grandes empresas como hackers, objetivando acompanharem monitorar o seu pessoal contratado.

O simples ato de navegar pelas redes sociais ou até mesmo acessar o e-Mail pessoal em um computador no local de trabalho, pode ser uma atividade de risco, para quem busca a privacidade de seus dados e acessos. Haja vista que em nome da segurança esses dados poderão estar sendo monitorados, isto é uma alerta feita por alguns especialistas em Segurança da Informação.

A empresa com a Storm Security, já foi contratada para atuar como detetive virtual. O empresário desconfia de alguma atitude de seus funcionários e contrata um serviço de segurança para monitorar o funcionário, como um detetive virtual. É importante destacar que o computador utilizado por um empregado não lhe pertence é um patrimônio da empresa. Que dentro dos limites legais poderá gerenciar este equipamento, inclusive monitorar o acesso.

Vale salientar que o uso indevido da internet em computadores da empresa vem gerando  demissões, inclusive, por justa causa. Em que os empregadores usam como base o art. 482 da CLT, que trata o desligamento do funcionário por justa causa. Cabe a interpretação. É comum o patrão advertir a pessoa por duas vezes e, na terceira, demitir”.

 Segurança para empresa ou violação de direito?

O tema  é controverso e polêmico na Justiça, pois ainda não foi formada jurisprudência sobre este assunto. Devendo destacar que o que preocupa as grandes empresas é o fato de o empregado passar dados sigilosos para o seu concorrente. Considerando que o objetivo é manter estas informações de posse da empresa, evitando que sejam usados indevidamente.

“O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo acatou, por exemplo, recurso de um funcionário demitido por justa causa após usar e-mail pessoal durante horário de trabalho. A decisão foi baseada na Constituição Federal, Artigo 5º, Inciso VIII e sob o entendimento que e-mail caracteriza-se como correspondência pessoal. O fato de ter sido enviado por computador da empresa não lhe retiraria essa qualidade, mesmo que o objetivo da empresa seja a fiscalização”.

Cuidados também na residência

Outro cuidado que o usuário deve ter é com o uso do computador pessoal, devendo se cercar de alguns cuidados. Esclarece Especialista em Segurança da Informação que o micro deve estar vacinado contra determinados tipos de vírus, e que a rede tem programas gratuitos, como AVAST e AVG, que são recursos contra a invasão de informação. 

Leonardo de Souza Dutra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...