terça-feira, 10 de julho de 2012

FÉRIAS CUIDADO: COMO EVITAR GOLPES DE AGÊCIA DE TURISMO



PROTESTE orienta a monitorar as Agências em caso de Contrato de longo prazo e cancelar em casos de queixas frequentes.

Alguns cuidados ajudam a minimizar os riscos de problemas com agências de turismo como o dos consumidores lesados pela agência de viagens Trip & Fun, que pode ter aplicado golpe em seis mil passageiros. Eles pagaram por pacotes turísticos para vários países e não estão conseguindo viajar.

A PROTESTE Associação de Consumidores alerta que as formas de reduzir esse risco é não pagar todo o pacote com antecedência, e monitorar a empresa, se informando sobre queixas em entidades de defesa do consumidor e em redes sociais. Caso constate reclamações não atendidas o consumidor deve ficar alerta, pedir cancelamento do contato o quanto antes, e o dinheiro de volta.

Mesmo que o consumidor cancele o pacote no dia da viagem ele deve receber o valor pago como adiantamento. Em regra, o consumidor não deve pagar multa, se a desistência for por falha na prestação de serviços. Até porque a agência de turismo poderá providenciar sua substituição por outro participante no pacote, nas mesmas condições contratadas. A legislação do turismo proíbe a cobrança de multa caso o consumidor cancele o pacote 45 dias antes da data da viagem, sem qualquer justificativa ou precaução adicional.

Quando há golpes ou a falência da empresa o que deveria ser lazer acaba se transformando em caso de polícia, com os desgastes de se registrar Boletim de Ocorrência e todos os transtornos para tentar recuperar os prejuízos sofridos. Nesses casos é difícil e demorado recuperar o investimento, mesmo judicialmente.

No caso da agência de viagens Trip & Fun a polícia de São Paulo abriu inquérito para investigar o caso como estelionato depois que um grupo de vítimas registrou um boletim de ocorrência, em São Bernardo do Campo. A viagem do dia 30 de junho foi cancelada e remarcada para o dia 2 de julho, mas também não ocorreu, segundo relato das vítimas à polícia.

A empresa de São Paulo pode ter aplicado golpe em seis mil passageiros, que haviam comprado pacotes turísticos para Disney (Estados Unidos), Bariloche (Argentina), Cancun (México), Florianópolis, Sauípe e Atibaia (São Paulo). Os três escritórios da empresa em São Paulo estão fechados.

Solicitar informações para quem já utilizou os serviços da empresa nem sempre previnem problemas, pois no caso dessa agência, por exemplo, até o ano passado vinha cumprindo os contratos de forma satisfatória. A Trip & Fun é filiada à Associação Brasileira de Viagens.

Não aparece o nome da empresa no cadastro do Ministério do Turismo onde podem ser consultados os prestadores de serviços turísticos com cadastro regular e os serviços que oferecem: www.cadastur.turismo.gov.br.

Fonte: PROTESTE (www.proteste.org.br)

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